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Em busca de capturar, integrar, consolidar e aplicar conhecimentos que ajudem o mercado a aprimorar de maneira sustentável a eficiência da logística e do transporte de carga no Brasil, o Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) lançou, no dia 31 de maio, o “Guia de Referência em Sustentabilidade: Boas Práticas para o Transporte de Carga”. O PLVB trata-se de uma iniciativa pioneira, efetivamente iniciada em 2016, por grandes embarcadores como a COCA-COLA Brasil, DOW, HEINEKEN Brasil, HP, NATURA e UNILEVER, sob a coordenação do Laboratório de Transporte de Carga (LTC) da COPPE/UFRJ e que, a partir de 2017, passou a contar participação da grande operadora logística, RGLOG.

O material consolida 22 Boas Práticas, em sua maior parte já adotas pelas Empresas Membro do programa e busca contribuir para o aprimoramento da eficiência e sustentabilidade logística na economia do País, sobretudo, do transporte de cargas. Dentre elas, estão ações como implantação de centros de consolidação de carga em áreas urbanas, implantação de equipamento auxiliar de geração de energia para redução de consumo de combustível fóssil, redução da velocidade de deslocamento, treinamento de motoristas, otimização das rotas, entre outras práticas que poderão auxiliar em uma significativa redução de custos, além de outros benefícios relacionados tanto aos aspectos econômicos, quanto aos aspectos ambientais.

Segundo Márcio D’Agosto, coordenador do PLVB e professor do Programa de Engenharia de Transporte da COPPE/UFRJ, o Guia é uma ótima oportunidade para melhorar o desempenho ambiental do país, sobretudo no que diz respeito às emissões de gases de efeito estufa. “Um exemplo é o treinamento de motoristas, que tem o potencial de reduzir os custos operacionais por meio da redução do consumo de energia e acarretar na redução de emissão de gases de efeito estufa, em particular o dióxido de carbono. Dependendo das condições de aplicação, é possível obter uma redução média de consumo de combustível de até 7%”, afirma.

De acordo com a professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CETEF/RJ) e coordenadora do PLVB, Cintia Oliveira, com as práticas presentes no Guia, a logística brasileira irá se beneficiar em diversos pontos, tais como na redução de custos operacionais, do consumo de energia, do número de acidentes, da emissão de gases de efeito estufa, do consumo de recursos naturais, além de proporcionar uma melhoria do nível de serviço. “No mundo, a logística representa de 7% a 8% do PIB, no Brasil chega a 12%, então o ideal é que o país consiga modernizar e melhorar seu sistema de logístico para que este percentual caia. Além disso, a logística brasileira consome 19% de energia, em sua maior parte de derivados de petróleo, uma fonte de energia não renovável e poluente, uma questão que pode ser minimizada por meio da atuação do PLVB”, finaliza.

O lançamento foi realizado no dia 31 de maio, em São Paulo e contou com a participação de mais de 250 pessoas ligadas as áreas de sustentabilidade e logística de grandes empresas embarcadoras e transportadoras que atuam no Brasil.


O Programa de Logística Verde Brasil (PLVB)

O PLVB uma iniciativa estratégica de suas Empresas Membro que reflete o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental corporativa e que busca capturar, integrar, consolidar e aplicar conhecimentos com o objetivo de reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa (GEE), em particular o dióxido de carbono (CO2), de poluentes atmosféricos e também aprimorar a eficiência da logística e do transporte de carga no Brasil, por meio do desenvolvimento progressivo de um programa nacional de sustentabilidade em logística que dará autonomia e capacitará embarcadores, operadores de transporte, operadores logísticos e todos os demais agentes que apoiam estas atividades e nelas atuam

Projetos que visem a sustentabilidade das atividades logísticas, sobretudo do transporte de carga já existem em outros países. A ideia do PLVB chegou ao Brasil por meio do Smart Freight Centre (SFC), uma organização sem fins lucrativos que mobiliza diferentes setores e empresas sobre o tema de transporte e logística com enfoque ambiental no mundo, e que promoveu uma oficina de trabalho sobre o frete verde, no qual empresas de diferentes setores participaram.

Desde então, as empresas interessadas se uniram para desenvolver um programa de logística verde no Brasil. Em 2017, o Smart Freight Centre reconheceu o PLVB como um programa de logística verde em desenvolvimento e tem apoiado essa inciativa, ajudando a estruturar o PLVB nos moldes dos outros programas de logística verde de sucesso que já existem no mundo, como o Lean & Green e Green Freight Asia.

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